O Democrata Doug Jones venceu a disputa para Senador do Alabama, derrotando Roy Moore o candidato Republicano apoiado por Trump.

Doug-Jones-Senador-Alabama
Democrata Doug Jones em campanha (Foto: Internet)

O Democrata venceu em Um estado Tradicionalmente Republicano

Doug Jones derrota candidato apoiado pelo Presidente Donal Trump, a vitória veio em uma reviravolta num estado tradicionalmente republicano o Democrata conseguiu se eleger com 49,9% dos votos contra 48,4% de Roy Moore.

A vitória de Doug Jones foi histórica porque nenhum nenhum candidato ao Senado pelo Alabama vencia a mais de 25 anos, Trump venceu lá com uma folga de 28 pontos percentuais de vantagem.

A derrota de Moore talvez não fosse possível, não fossem as acusações contra ele por abuso sexual contra mulheres, algumas adolescentes na década de 1970. Roy Moore foi pressionado para desistir da Candidatura mas, o Ativista religioso e ex-juiz, que se posicionou contra o aborto e contra os direitos LGBT, não desistiu e negou as acusações.

Outra fator importante para vitória de Jones, foi o eleitorado negro e jovem. Doug jones foi Procurador Federal, tem 63 anos é defensor dos direitos civis no Estado do Alabama que foi palco do movimento social pela igualdade racial, liderado por Martin Luther King na década de 1960.

Com o Resultado, os Republicanos ficam com 51 cadeiras da Câmara Alta do Congresso Americano, contra 47 dos Democratas e 2 dos Independentes. Com uma margem tão apertada fica a preocupação do Governo para aprovar suas propostas.

Leave a Reply